PALESTRANTES JÁ CONFIRMADOS


Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade de Plymouth, Reino Unido (2013). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba (2004) e atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Referee de revistas sobre Ficologia e Biologia Marinha. Trabalho em programas de graduação e pós-graduação em Biodiversidade (Botânica, Ecologia e Oceanografia), ensino e supervisão nas áreas de ecologia descritiva marinha, ecofisiologia das algas marinhas, taxonomia, filogenia e biogeografia. Coordenador de projetos relacionados com a sistemática, macroecologia, impactos ambientais relacionados a mudanças climáticas e poluição marinha.

Tema: O litoral brasileiro depois de Cabral

My Image

Paulo Antunes Horta Junior

My Image
My Image

Laura Marangoni

Biomarcadores para avaliação de impactos locais e globais em recifes de coral

Bacharel e Licenciada (2010) em Ciências Biológicas (ênfase em biologia Marinha) pela Universidade Santa Cecília ? UNISANTA; e mestre (2014) e doutoranda em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa associados à fisiologia e bioquímica de organismos recifais (corais, hidrocorais e foraminíferos), com ênfase nos efeitos de estressores relacionados à mudanças climáticas globais - aumento da temperatura e acidificação da água do mar - e poluição química por metais.

My Image

Laura Marangoni

Biomarcadores para avaliação de impactos locais e globais em recifes de coral

Cesar Bernardo Ferreira: Doutorando do programa Inter-Humanitas em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO - Conceito CAPES 4) com o tema da sua Tese: Pescadores Artesanais, Territorialidades e Violência na Baía de Guanabara; Mestre em Ensino das Ciências (Química) pela Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy (UNIGRANRIO, 2012 - Conceito CAPES 4); Pós-graduado em Biologia Marinha e Oceanografia pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh) (2007); Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (2006); Professor de Ciências Biológicas e Química da Secretária Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) desde 2010; Diretor de Unidade de Ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC); Possui experiência em docência superior e pesquisa científica na área da Biologia, com ênfase em Ecologia e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, restauração ecológica, oceanografia, biologia marinha, meio ambiente, zoologia e química; Desenvolve trabalhos de educação ambiental no entorno da baía de Guanabara; Mergulhador Advanced PADI. 

My Image

César Bernardo Ferreira

Tema: Poluição marinha

My Image

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, especialização em direito ambiental, especialização em saúde pública e doutorado em Ciência Veterinária. Tem experiência desde 2006 em medicina da conservação de peixe-boi marinho. Desde 2011 vem sendo a médica veterinária responsável pelas atividades de captura de peixe-boi marinho no Brasil. Foi coordenadora substituta do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio e coordenadora do Programa de Conservação de Peixe-boi marinho/CEPENE/ICMBio. Foi responsável pelo resgate de mamíferos aquáticos no litoral de Potiguar pelo PCCB/UERN. Atua desde 2003 na gestão e execução de projetos de conservação de mamíferos aquáticos no Brasil e no resgate, manejo e soltura deste grupo de animais, com ênfase em sirênios.

My Image

Fernanda Loffler Niemeyer Attademo

Os desafios para a conservação de peixe-boi marinho

Marcos Roberto Rossi dos Santos

Tema: Monitoramento acústico de cetáceos para avaliação de atividades impactantes ao ecossistema marinho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Psicobiologia/Comportamento Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, Estado da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Comportamental de Animais Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Cetáceos, Comportamento Animal, Bioacústica, impactos antropogênicos, Conservação, boto-cinza Sotalia guianensis, baleia-jubarte, Megaptera novaeangliae, Costa do Brasil.

My Image

Bacharel em Ciências Biológicas - área de concentração Ecologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Geociências - Geoquímica (Biogeoquímica aquática) pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Zoologia (Ecologia bêntica) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz ? BA e coordenadora do Laboratório de Ecologia bêntica. Professora do corpo permanente dos programas de pós graduação em Zoologia (PPGZOO) e Sistemas Aquáticos Tropicais (PPGSAT). Coordenadora do PPGZOO. Membro do Comitê Local de Iniciação Científica (CLIC) e do Núcleo Estruturador Didático do Departamento de Ciências Biológicas (NED). Área central de atuação: estrutura e funcionamento de ecossistemas aquáticos com enfase no zoobentos.

My Image

Erminda da Conceição Guerreiro Couto

Tema: Nadando em um oceano de plástico

My Image

Luis Felipe Mayorga

Reabilitação de animais marinhos

Presidente do IPRAM - Instituto de Pesquisa e reabilitação de animais marinhos, médico veterinário graduado na Universidade de Vila Velha (UVV), mestre em Ciência Animal pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UVV, orientado pelo Dr. João Luiz Rossi Jr. Trabalha com animais selvagens e marinhos. Participou do monitoramento da temporada reprodutiva de tartarugas marinhas na Ilha da Trindade em 2008, e atuou no atendimento a encalhes de cetáceos entre 2007 e 2010. É sócio-fundador e Presidente do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), trabalhando com a reabilitação de tartarugas e aves marinhas e com os arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do ES e do RJ no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (www.ipram-es.org.br). Em sua atuação profissional, mobiliza a construção de estrutura física e logística para atendimento a fauna em desastres com derramamento de óleo no Espírito Santo. Membro da REDE ALBATROZ de Pesquisa para Conservação, criada em 2014 pelo Projeto Albatroz.

My Image

Alexandra Fernandes Costa

Tema: Reintrodução e monitoramento de peixe-boi marinho no Nordeste

Bióloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar/UFC. Doutorado concluído em 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca/Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como colaboradora em importantes grupos de pesquisa do CNPq voltados aos estudos com vertebrados aquáticos junto ao Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo dos Recursos Aquáticos/UFPA e ao Museu Paraense Emílio Goeldi onde possui vínculo com o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos (GEMAM). Possui experiência na área de Ecologia de Comunidades atuando no monitoramento de populações, parâmetros biológicos de mamíferos aquáticos (determinação de idade, dieta), e em estudos sobre ecologia trófica utilizando a análise de isótopos estáveis para identificação de fontes primárias e consumidores, analisando as relações tróficas de predadores de topo de cadeia alimentar. O enfoque da pesquisa nos últimos anos foi direcionada ao monitoramento das populações do boto-cinza e peixes-bois no estuário Amazônico, no Pará e Delta do rio Parnaíba, nos estados do Maranhão e Piauí. Atualmente é Bolsista ICMBio ­pelo Projeto GEF MAR junto à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais atuando na coordenação das atividades de manejo, alimentação e monitoramento de peixes-bois em fase de reabilitação para soltura na natureza na Base Avançada de Porto de Pedras, Alagoas.

My Image

Douglas Peiró

Biologia Marinha: o que fazer e como fazer

Biólogo Marinho. Diretor/Fundador do Projeto Biologia Marinha Bióicos de ensino e divulgação científica de Biologia Marinha. Possui pós-doutorado em Ecologia molecular pela Université de Poitiers na França. Doutorado em Biologia Comparada de animais marinhos pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche na University of Louisiana at Lafayette nos EUA. Mestrado em Biologia Comparada de animais marinhos pela Universidade de São Paulo. Especialização em docência de Biologia Marinha. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena). Tem experiência nas áreas: Biologia Marinha, Ecologia e Zoologia. Coordenador de um projeto internacional de pesquisa (CNPq). Participa ativamente na formação de pessoal, com a orientação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Atua como professor de nível superior há dez anos (Universidade de Araraquara), atualmente na Universidade Federal de São Carlos.

My Image

Renata Bhering

Tema: Monitoramento e Reabilitação de pinguíns-de-magalhães

Bióloga formada pela Universidade Vila Velha (UVV), fundadora do IPRAM. Desde 2008 atua no monitoramento e reabilitação de fauna marinha, especialmente no atendimento aos arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Responsável por administrar e coordenar o Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Participou do resgate e da manutenção em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.

My Image

Paulo Hunold Lara

Tema: Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas no Brasil

Atua na conservação e pesquisa de tartarugas marinhas desde 1989. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1992). Mestre em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Entre 2005 e 2006, foi Coordenador no Núcleo Municipal de Meio Ambiente de Mata de São João (BA) onde implantou a política pública de licenciamento ambiental municipal e fez parte da equipe que desenvolveu o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Especialista em Gestão Ambiental Municipal pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB (2006). Desde 2007, é contratado pela Fundação Pró-TAMAR onde participa da Coordenação de Pesquisa e Projetos, assessorando a Coordenação Nacional do Projeto TAMAR. Experiência em gestão institucional, planejamento, pesquisa e conservação com ênfase nos ambientes marinhos e processos de licenciamento ambiental de empreendimentos em áreas de desova de tartarugas marinhas.

My Image

Yuri Niella

Tema: Biologia e telemetria de tubarões costeiros e oceânicos

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014) com mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), fluente em Ingês (Cambridge - FCE) e com curso de mergulho habilitado internacionalmente (PADI - Open Water Diver). Atualmente participa de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia Pesqueira (LATEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PE), estudando o comportamento e a ecologia de grandes peixes pelágicos (tubarões, atuns e agulhões).Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

My Image

Tema: Renovação de comunidades coralíneas

Cristiano Pereira

Vice-Presidente do Instituto Coral Vivo. Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Atualmente faz doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos temas: zoologia, educação, recifes de coral, mudanças climáticas e impactos locais.

Jéssica Branco

Tema: Conservação Marinha nas Redes Sociais

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pós graduada em Marketing pela FGV e atualmente graduanda do MBA de Gestão de Projetos da USP/Esalq. Tem 8 anos de experiência em comunicação corporativa no terceiro setor. Atualmente é Coordenadora de Comunicação do Instituto Albatroz, organização sem fins lucrativos que tem como principal missão a conservação do grupo de aves oceânicas mais ameaçado do planeta: os albatrozes e petréis. 
Entre as suas experiências estão gestão de conteúdo, de criação de materiais promocionais e obras audiovisuais, além de assessoria de imprensa e outras. Realiza o gerenciamento estratégico de Comunicação Digital do Projeto Albatroz que hoje tem uma página de Facebook com 58 mil curtidas e, em seu histórico, postagem com marca de alcance superior à 1 milhão e meio de pessoas.

My Image
My Image

Dimas Gianuca

Tema: Projeto Albatroz: Pesquisa e Conservação

Biólogo PhD, Mestre em Oceanografia Biológica. Experiência em ecologia, demografia e conservação de aves marinhas, bem como manejo pesqueiro e de ambientes costeiros. Atualmente é Coordenador Técnico do Projeto Albatroz e também atua como colaborador do Albatross Tark Force (Birdlife/RSPB).